Vivaldi, Manifest V3 & Ublock Origin Lite
-
Com o posicionamento do Vivaldi sobre o Manifest V3 estando bem claro conforme essa postagem no Blog: https://vivaldi.com/blog/manifest-v3-update-vivaldi-is-future-proofed-with-its-built-in-functionality/
Eu realmente não os culpo por não irem contra a maré e tentar manter um fork que suporte o MV2, não sou desenvolvedor mas leio muito sobre coisas técnicas e sei que algo desse tipo seria imensamente pesado para uma equipe não tão grande como o Vivaldi manter. Até navegadores maiores irão adotar o MV3 em sua totalidade então não culpe Vivaldi por isso, é o efeito colateral que qualquer navegador com base chromium está sujeito agora e no futuro. Particularmente não sou alguém que fica lutando contra tendencias tecnologias e vendo que o MV3 virá quer eu queira ou não, decidi migrar a extensão que considero mais critica para minha navegação saudável que é o Adblock. No meu caso sempre usei o Ublock Origin e funcionou excelentemente bem por anos muito melhor que soluções de adblock nativas de alguns navegadores. Então fiquei sabendo que o desenvolvedor do Ublock Origin criou uma versão compatível como o MV3 chamada de Ublock Origin lite, e lendo noticias recentes vi que o Ublock Origin (mv2) seria desabilitado nos próximos dias decidi migrar prontamente para o UBL de uma vez e fiquei surpreso com o quanto funcionou bem. Bom, eu não sou um usuário que fica mexendo configurações profundas e fuçando em todos os parâmetros de adblocks, o que preciso é apenas de uma funcionalidade básica de bloqueios de anúncios que seja efetivo contra anúncios irritantes (maioria hoje na web) e funcione no Youtube (Um recurso que não posso abrir mão). Cumprindo esses 2 requisitos eu realmente não me importo com funções extras ou qual adblock vou usar. Enfim esse é o meu feedback para que for usar o Ublock Origin Lite. Em resumo ele funciona bem tanto em sites como no Youtube. Segue abaixo alguns 2 testes de efetividade de adblock e prints com a co