O que é preciso para migrar para um sistema linux?


  • Ambassador

    O título da postagem talvez não tenha sido claro (sou péssimo em títulos), mas a dúvida é a seguinte eu user de Windows desde o meu primeiro computador (que cá entre nós tinha suporte ao saudoso disquete) tenho essa questão em mente, há muitos meses tento migrar para alguma distro linux (já tentei estas: Ubuntu, Debian, Manjaro, Antergos, Linux Mint) e cara não é que seja ruim mais algumas como debian e antergos não gostei muito (o debian foi mais por ser uma distro muito estável e eu particularmente gosto de ter programas atualizados em minha máquina. Já o antergos foi por gosto mesmo) e por conta de alguma falta de compatibilidade (libreoffice e office por exemplo) só não acho opções a altura do segundo citado, as outras foi por uma questão de costume creio eu visto que estou muito preso ao ecossistema da Microsoft e Google consequentemente. A pergunta é: Como eu posso tornar essa transição menos "chata"?



  • Uma resposta honesta e com poucas palavras: defina sua distro primeiro. Quando tomar a decisão, your wish is my command*


  • Ambassador

    Alguém pode me informar a respeito do Elementary OS?


  • Moderator

    Na minha opinião é questão de encontrar os melhores softwares. Por exemplo, eu não gosto do Gnome 3 e quase todas as distros vêm com ele.

    Encontrar todos os softwares é um tédio e nem sempre existe um bom o suficiente.

    Quanto ao Office você pode tentar o Wine, segundo o site do projeto o Word executa legal.


  • Ambassador

    Concordo é uma chatice mesmo, vou tentar expor o que eu busco na distro e se quiserem podem dar dicas e vou testando por aqui. Mas basicamente o que eu procuro numa distro é:

    • facilidade;
    • interface user friend (tipo windows e mac);
    • softwares atualizados;

    basicamente é isso.

    Edit: Estou testando oElementary (via live cd) e cara pra mim está sendo ótimo, embora haja algumas dúvidas sobre o mesmo.


  • Moderator

    O terceiro você consegue com o Arch, mas para conseguir o segundo é só sem o primeiro. 😆

    Normalmente é fácil encontrar distros com os dois primeiros, mas com os três já é um pouco mais complicado. E mesmo que ache algo próximo ainda tem o problema de alguns softwares não serem o que você quer e trocá-los ser de uma dificuldade incompreensivelmente grande.

    O Manjaro e o Antergos seriam os mais próximos de um balanço dos três. Porém o Antergos morreu.

    Alguns que talvez sejam interessantes de olhar são o Solus, o ElementaryOS, o Zorin e o LinuxLite. Nunca testei qualquer um deles, então não faço idéia se eles se encaixam nos seus quesitos. O Solus me parece interessante já que não é baseado em nenhuma outra distro e tem uma interface interessante desenvolvida por eles.


  • Moderator

    @An_dz said in O que é preciso para migrar para um sistema linux?:

    Alguns que talvez sejam interessantes de olhar são o Solus, o ElementaryOS, o Zorin e o LinuxLite.

    Dei uma testada bem rápida em todos eles e eu gostei muito do Solus, o sistema é mais ou menos leve e a interface é bem responsiva, bonita e tem um painel lateral muito legal. Ele permite desinstalar qualquer pacote e o gerenciador de software é bem leve e tem boas categorias. O gerenciador de pacotes de terminal também não é ruim.

    O LinuxLite é o mais leve porém o atualizador e instalador é bem confuso.

    O Elementary é um Mac Linux e bem pesado, permite desinstalar quase todos os pacotes porém é meio estranho ele nem ter um gerenciador de tarefas pré-instalado. Não gostei muito devido as configurações serem aparentemente muito limitadas.

    O Zorin tem uma interface bem legal mas acabou sendo bem pesado, e só permite remover alguns pacotes.


  • Ambassador

    @An_dz Tu conseguiu colocar uma ponta de curiosidade sobre o Solus ( vou dar uma olhada por Virtual Box), embora já tenha instalado e modificado algumas coisas no Elementary OS (mais caso goste não vejo problema em instalar tudo de novo 😛 )
    Eu não sei se você compartilha do mesmo pensamento que eu mais a grande dificuldade de usuários que querem mudar do Windows para o Linux é justamente achar uma boa alternativa (com essas 3 características que sitei no post anterior) fora os programas "similares".
    Obrigado pela ajuda, amigo! 😃

    Edit: @An_dz me tira uma dúvida, pesquisando pela internet vi algum post falando que o Solus tinha sido descontinuado.



  • @Nlope said in O que é preciso para migrar para um sistema linux?:

    Alguém pode me informar a respeito do Elementary OS?

    Desculpe a franqueza, procurou informações na web? Curioso, eu pesquisei, *buntu based?! .....


  • Ambassador

    @lamarca Sim, isso mesmo 😛
    Ela não é ruim sério mesmo porém, gostei mais da que o @An_dz destacou o Solus OS. Até agora não tive grandes problemas com ela (o elementary ferrou com minha instalação do Windows, sorte que tinha o Manjaro aqui no pendrive e fiz ponte para o Solus sem o Windows em dualboot) quis me jogar de cara nela e vamos ver o que dá haha 😃



  • @Nlope A primeira e mandatória exigência é: decidir qual distro.
    Pesquisar, fazer perguntas ajuda na decisão, a {{ decolagem}} é com você.


  • Moderator

    @Nlope said in O que é preciso para migrar para um sistema linux?:

    Edit: @An_dz me tira uma dúvida, pesquisando pela internet vi algum post falando que o Solus tinha sido descontinuado.

    Só se for uma outra distro com mesmo nome que existiu tempos atrás porque a última grande atualização do Solus for 17 de março deste ano, e o DistroWatch mostra como ativo.


  • Ambassador

    @An_dz Lendo mais sobre o assunto era somente que o criador da distribuição tinha se afastado do projeto.


Log in to reply
 

Looks like your connection to Vivaldi Forum was lost, please wait while we try to reconnect.