Linguagem de Programação qual escolher? Eis a questão 🤔

• Sei que a escolha de uma linguagem de programação é meio que pessoal e relativamente tem a questão de qual área de atuação de desenvolvimento (web, desktop, mobile). Bom tentei começar com Python uma linguagem ótima de fácil compreensão e muito poderosa mas, vi que ela é mais pra parte de análise de dados e convenhamos não tenho essa habilidade/pretensão de entrar nessa área (por enquanto). Daí me veio em mente deixar o Python um pouco de lado (não abandoná-lo porém, dar um tempo. Até porque meio que aprendi um pouco de lógica de programação com Python) e, focar no Java Script pra começar desenvolvimento Web. Seria uma boa? (Quero opiniões.)

• Moderator

Uma pesquisa no mercado pode ajudar. Cerca de 2 anos atrás, soldador ganhava três vezes mais que um médico.
    Simples, há mais médicos e poucos técnicos de nível médio.

• Moderator

Na minha opinião você começou bem, o Python é uma linguagem fácil, com uso fácil, mas ao mesmo tempo com boa performance e com um nível muito bom de abstração para se entender lógica de programação que para mim é a primeira coisa que deve ser aprendida.

Outra vantagem do Python ao meu ver é a existência da versão 2 e 3. Grotescamente, a 2 é mais próxima de linguagens de script, aonde tudo é 'assumindo', tudo é convertido automático. Já o 3 segue mais o estilo linguagem de programação 'compilada' aonde você precisa definir tipos e as conversões devem ser explícitas. Em poucas palavras, Python2 ~ JavaScript, Python3 ~ C++.

Em relação ao Python ser mais voltado para análise de dados isso é apenas uma tendência de mercado, o pessoal usa muito no Linux para analisar dados gerados por logs porque o Python é rápido, fácil de usar e quem usa C gosta de usar Python. Mas assim como a grande maioria das linguagens ele é de propósito geral, ou seja, pode ser usado para qualquer coisa mesmo que tenha funções mais voltadas para uma aplicação. Programas que desejam usar uma linguagem de script para criar "extensões" ao programa original e que gostam de performance usam Python, SublimeText, Inkscape e Blender usam C, C++ e Python, assim como alguns jogos como The Sims 4, Civilization e Battlefield.

JavaScript é uma linguagem horrível – mas excelente se você considerar que foi criada em menos de duas semanas – . Porém, ter conhecimento da web e de suas ferramentas pode ajudar se o seu objetivo é ser um "Full Stack Developer", um desenvolvedor mais voltado a integração completa de um sistema.

Na minha opinião você deve estudar JavaScript, HTML e CSS juntos, e não utilizar bibliotecas (jQuery, Bootstrap, etc.). Vejo muitos sites usarem JavaScripts complexos para fazerem coisas que poderiam ser feitas em 5 linhas de HTML e CSS. As bibliotecas só devem ser usadas quando você já tiver conhecimento avançado do básico, pois aí você saberá como utilizar de forma efetiva a biblioteca. Você também deve lembrar que usar bibliotecas tem suas implicações, em todas as linguagens, como tamanho do código, performance, etc. Depois de aprender JS, HTML e CSS você pode ir para o PHP que também é uma linguagem interessante e legal de aprender.

C e C++ são linguagens de alta performance, quase todos os sistemas embarcados utilizam essas linguagens, principalmente aqueles de baixos recursos. Jogos de alta performance – com gráficos de última geração – também são quase todos em C e C++. Porém são linguagens com menor abstração, eu mesmo digo que são linguagens de "médio nível", no entanto você compreende melhor como um código pode ter melhor performance pois você capta como o computador executa o código.

Eu desaconselho Java, pois a performance é e sempre será pior que de outras linguagens, a única vantagem é a maior facilidade de um código multiplataforma. Eu pessoalmente também não gosto da sintaxe.

Se você for fazer uma faculdade nesta área você obrigatoriamente deveria ter algumas aulas de como funciona um computador, como funciona um processador e como funciona um compilador, ter esse conhecimento irá ajudar e muito a fazer boa programação, recomendo aproveitar essas aulas ao máximo.

• @an_dz Irei fazer um curso de "Informática para internet" e um dos módulos dele é justamente o funcionamento do computador além do inglês básico. Como vou fazer esse curso deveria focar mais nessas linguagens? (HTML, CSS e Java Script).
    Concordo com você, me recomendaram uma vez começar com Java pois daria para fazer pequenos sistemas e blá blá blá, dei uma pesquisada pelo site stackoverflow e vi que necessariamente não seria uma boa te-la como primeira opção. Python é uma linguagem impressionante mesmo, terminei o curso I do professor Gustavo Guanabara que ensinava os princípios básicos de programação (lógica), consegui pegar a manha fácil mas, não sei estou meio que perdido entre essas linguagens (Python, HTML. CSS e JavaScript).

• Moderator

Python é uma linguagem de script geral, JavaScript é o mesmo mas para Web.

HTML é uma linguagem de markup – como o Markdown usado no forum –, é apenas para criar a estrutura do conteúdo.

CSS é uma folha de estilos, apenas para definir a exibição da estrutura acima.

• Quero dificultar um pouco as coisas, uma sugestão de projeto para fazer (seja em Python ou em JavaScript). :grin:

• Moderator

@zodiac said in Linguagem de Programação qual escolher? Eis a questão 🤔:

Irei fazer um curso de "Informática para internet" ...

Well ... como sempre, vou dizer minha opinião, o que invariavelmente me custa caro.
    Esse nicho de mercado está saturado.
    Detalhe, vai começar do zero, gastar o tempo (mais a grana) até a conclusão do curso e a falta do currículo.
    A Web nunca esteve restrita apenas em programação.
    Já conversamos o suficiente a respeito das suas pretensões, e tenho convicção de que elas são justas e válidas.
    É contigo mesmo.

• @lamarca e @An_dz para minha sorte o curso é gratuito ofertado por uma faculdade daqui do estado. Valeu pelas palavras, significam muito. @An_dz e o ScriptJäger como anda?

• Moderator

@zodiac Está rodando bem e sem bugs ruins então está um pouco parado.

De tempos em tempos tento encontrar um jeito de bloquear inline scripts sem bloquear todo o JavaScript mas nunca tem jeito.

Percebi alguns bugs com janelas privadas que vou precisar investigar também.

• @an_dz said in Linguagem de Programação qual escolher? Eis a questão 🤔:

@zodiac Está rodando bem e sem bugs ruins então está um pouco parado.

De tempos em tempos tento encontrar um jeito de bloquear inline scripts sem bloquear todo o JavaScript mas nunca tem jeito.

Percebi alguns bugs com janelas privadas que vou precisar investigar também.

Estou usando a extensão tá bacana, qualquer bug passa pra mim tentar reproduzir, comecei a dar prosseguimento ao curso de Python (Mundo 02 - Condições Aninhadas) empolgação a mil.

• Moderator

@zodiac Um fácil é abrir uma janela privada e modificar as regras pra um site. Já percebi que em alguns casos afeta as janelas normais, e se fechar as janelas privadas as preferências não reiniciam, ao reabrir o site em janela privada as regras ainda estão definidas.

• @an_dz Abri a janela privada e alterei as regras daí, ao abrir outra Tab (mas não em navegação privada) as regras da primeira Tab passaram para ela (não sei se é normal acho que não). Sim procede, ao fechar as janelas privadas as preferências não são reiniciadas.

• Moderator

Sim, preciso depurar para descobrir qual parte do código está fazendo o que não deveria. Mas estou com preguiça esta semana :grin:

• Moderator

Bom, acabei depurando minha extensão e descobri o problema. Uma mudança no V8 pra seguir o padrão fez a função que eu estava usando não fazer mais deep copy. O commit com a correção pode ser visto aqui.

Log in to reply

Looks like your connection to Vivaldi Forum was lost, please wait while we try to reconnect.