Vivaldi consumindo muita RAM

• Olá pessoal, tenho notado uns travamentos chatos no Vivaldi (especificamente no Windows) alguém mais passando por isso? Com no máximo 4 tabs abertas o browser chega a usar quase 1Gb de RAM (segundo o gerenciador de tarefas nativo do Windows) print abaixo:

0_1515683916442_gerenciador-de-tarefas-windows.png

Também tirei print do gerenciador do próprio browser:

0_1515683982186_vivaldi.png

Não sei se o SO tem algo haver com isso mas, no Linux Mint trava um pouco mais não tanto quanto no Windows.

• Moderator

@zodiac Qual versão? Mais alguma extensão além das três que aparecem no Task Manager?

• @lamarca 1.14.1064.3 Snapshot, só essas mesmo. Me passou pela cabeça que poderia ser alguma coisa com uma dessas extensões ou, até, o próprio SO depois da Fall Creators Update o negócio tá feio, tenho entrado mais no Mint que no próprio Windows.

• Moderator

@zodiac Um item em Temas consome RAM. Há mais recursos que podem ser desativados, como exibição de thumbnails e etc. Acontece que essas alterações nem sempre funcionam.

• Moderator

Uso contínuo de browsers baseados no Chromium causam consumo elevado. Outro problema mais específico do Vivaldi é que alguns processos não morrem quando se tem várias guias (~40).

• Moderator

@an_dz said in Vivaldi consumindo muita RAM:

..... Vivaldi é que alguns processos não morrem quando se tem várias guias (~40).

Curiosidade, é possível os processos que "não morrem"?

• Moderator

Pelas imagens dos gerenciadores de tarefas não é, talvez um pouco por alguns poucos processos, mas é mais o problema do Chromium mesmo.

Creio que é melhor buscar um ad-blocker mais leve.

• Moderator

Valeu! Mais uma pergunta: há alguma característica diferente entre um processo normal e os que "nao morrem"?

• @an_dz @lamarca isso teria alguma coisa haver com ghost process? Lembro que até o dia que um user postou alguma coisa relativa ao Vivaldi estar muito lento no Windows estava normal, uns 3 dias depois notei alguma diferença do Vivaldi para outros browsers que tenho instalado em minha máquina (por exemplo com uma ou duas abas abertas ficava travando irritantemente ).

• Moderator

@zodiac bem lembrado, é possível identificar os ghost processes?

• @lamarca Sou meio lerdo para isso

• Moderator

@lamarca said in Vivaldi consumindo muita RAM:

Valeu! Mais uma pergunta: há alguma característica diferente entre um processo normal e os que "nao morrem"?

@zodiac bem lembrado, é possível identificar os ghost processes?

Sim, eles aparecem no gerenciador de tarefas do sistema operacional mas não no do Chromium. Você vai precisar olhar o PID deles.

Existe um processo que é criado na inicialização e continua executando que não sei qual é a utilidade dele, mas pode ser morto sem problemas, mas ele gasta bem pouco recursos.

• Moderator

@an_dz said in Vivaldi consumindo muita RAM:

Você vai precisar olhar o PID deles

Relativamente fácil desde que haja uma característica diferente entre os PID's - do ghosts e os demais.

Esses são os processos em execução:
    1779 vivaldi-bin
    1798 vivaldi-sandbox
    1799 vivaldi-bin
    1801 vivaldi-bin
    1835 vivaldi-bin
    1844 vivaldi-bin
    1866 vivaldi-bin
    1948 vivaldi-bin
    11428 vivaldi-bin

• Moderator

@lamarca Não há nehum padrão, você vai precisar comparar os gerenciadores de tarefas, o do sistema exibe os ghosts e os normais, o do Chromium só os normais.

• Moderator

@an_dz Agora sim. Para o Task Manager do Chrome os "ghosts" não existem.

• @lamarca não sei se é normal mais tem 8 vivaldi.exe abertos aqui (verificado pelo gerenciador de tarefas do windows)

0_1515775685008_processos.png

(Essa imagem é do meu desktop e não do meu notebook)

• Moderator

@zodiac Normal. A quantidade de processos é diretamente proporcional ao número de recursos que estão sendo usados.
    Onde trabalho, vários monitores usam essa arquitetura.
    No Vivaldi cada tab, extensão que esteja executando tem seu próprio processo (instância).
    Uma das vantagens é: se a tab do Netflix der crash, só atinge o processo, no lugar de fechar todo o navegador.
    Porque não desativa o *auto update? 31,144k a menos.

• @lamarca Ah sei, li sobre isso em um post no Team blog explicando como o Vivaldi tratava cada processo em si. Falta de atenção minha :p

• Olha isto, você também pode tentar o Minimem.

Windows 10 (x64) | Anniversary Update
    Vivaldi Stable · Snapshot

Vivaldi Reset and Back up

• Moderator

@zodiac said in Vivaldi consumindo muita RAM:

@lamarca Ah sei, li sobre isso em um post no Team blog explicando como o Vivaldi tratava cada processo em si.

Bem interessante, qual o URL? Pois não lembro de ter lido.

Log in to reply

Looks like your connection to Vivaldi Forum was lost, please wait while we try to reconnect.