Desabilitar ou não a Hardware Acceleration ? Eis a questão. 🤔

• Tenho uma dúvida desabilitar a HA melhora o desempenho em si, ou, não sei diminui o consumo de recursos? A questão é traz mais benefícios ou, prejudica mais ? 🤔

• Bom, em minha humilde opiniao eu tentei á um tempo atras usar o Vivaldi sem o HA ativado e olha... aqueles gaps na tela sempre que dava scroll fizeram meus olhos lacrimejar de tao ruim que era D:
    Fora o tearing quando ficava em sites de videos ficava pior! acredito que o HA só seja util mesmo pra pcs com pouca opção de hardware e memoria, mas pra pcs parrudos no aceitavel pelo menos nao é necessario desativar.

• @tchelows Meu hardware é bem fraquinho, sabe aqueles Notebooks que respiram por aparelhos? :p

• @zodiac se for aqueles do tipo que vendem em loja que vende geladeira... meu amigo, eu sei muito bem, rsrsrsrs :P

Emfim, faça o teste nesse caso! Se nao te agradar e aparecer o que eu mencionei ai emcima, habilite novamente xD

• Moderator

Nunca recomendo distros, porque não sei as suas necessidades, sem falar na parte técnica.
    O que posso fazer a seu favor é procurar Gwen. Caso aceite minha sugestão, prepare-se, ela vai te bombardear de perguntas.

vivaldi://gpu --> essas são minhas settings

Graphics Feature Status

• Canvas: Software only, hardware acceleration unavailable
    • CheckerImaging: Disabled
    • Flash: Software only, hardware acceleration unavailable
    • Flash Stage3D: Software only, hardware acceleration unavailable
    • Fash Stage3D Baseline profile: Software only, hardware acceleration unavailable
    • Compositing: Software only, hardware acceleration unavailable
    • Multiple Raster Threads: Disabled
    • Native GpuMemoryBuffers: Software only. Hardware acceleration disabled
    • Rasterization: Software only, hardware acceleration unavailable
    • Video Decode: Software only, hardware acceleration unavailable
    • Video Encode: Software only, hardware acceleration unavailable
    • WebGL: Hardware accelerated but at reduced performance
    • WebGL2: Unavailable

• @lamarca said in Desabilitar ou não a Hardware Acceleration ? Eis a questão. 🤔:

Nunca recomendo distros, porque não sei as suas necessidades, sem falar na parte técnica.

Sim é um ponto a se pensar, ainda tem a questão da pessoa não se adaptar a distro que você sugeriu e é claro é uma escolha muito pessoal, varia de pessoa para pessoa. (Acho que o Debian era tudo que eu precisava (comandos simples e tal) a única coisa que peca é sua alta estabilidade) as rolling release são mais complicadinha porém mais atualizadas.

O que posso fazer a seu favor é procurar Gwen. Caso aceite minha sugestão, prepare-se, ela vai te bombardear de perguntas.

vivaldi://gpu --> essas são minhas settings

Graphics Feature Status

• Canvas: Software only, hardware acceleration unavailable
    • CheckerImaging: Disabled
    • Flash: Software only, hardware acceleration unavailable
    • Flash Stage3D: Software only, hardware acceleration unavailable
    • Fash Stage3D Baseline profile: Software only, hardware acceleration unavailable
    • Compositing: Software only, hardware acceleration unavailable
    • Multiple Raster Threads: Disabled
    • Native GpuMemoryBuffers: Software only. Hardware acceleration disabled
    • Rasterization: Software only, hardware acceleration unavailable
    • Video Decode: Software only, hardware acceleration unavailable
    • Video Encode: Software only, hardware acceleration unavailable
    • WebGL: Hardware accelerated but at reduced performance
    • WebGL2: Unavailable

Não entendi nada dessa parte :p

• Moderator

Nunca desabilite.

Só o faça caso você tenha graves falhas de renderização, como guias travando o tempo todo ou travas durante vídeos.

A aceleração por hardware faz justamente o que diz, vai passar a renderização pro seu hardware especializado, como o chip de vídeo e o de áudio.

Desabilitando, toda a renderização será feita pela CPU, você vai entupir a CPU de comandos e isso vai causar lentidão geral no computador.

"Mas eu não tenho placa de vídeo"

Sim, você tem, a Intel HD Graphics é uma parte do chip que justamente faz a computação de vídeo de forma mais rápida do que diretamente por software (CPU). E a aceleração por hardware faz aceleração com outros hardware, não só a placa de vídeo.

• @an_dz Desabilitei por alguns instantes para meios de teste e catapimba o desempenho caiu seriamente. :p

Log in to reply

Looks like your connection to Vivaldi Forum was lost, please wait while we try to reconnect.