Neutralidade da Rede ⚠

• Um fato que tem sido debatido constantemente é o fato de que a Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos (FCC, na sigla em inglês) agência norte-americana equivalente à Anatel decidiu derrubar esse princípio das leis norte-americanas. (fato que tem recebido duras críticas de gigantes da tecnologia como Google, Twitter, Facebook e Netflix)
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Neutralidade_da_rede
    E recentemente há boatos na mídia brasileira que as operadoras estariam se mobilizando para seguir o exemplo dos EUA nesse sentido.
    https://olhardigital.com.br/pro/noticia/operadoras-brasileiras-ja-preparam-ofensiva-contra-neutralidade-de-rede/72974

O fato é, o que vocês acham disso e se a neutralidade da rede deve ou não ser derrubada?

• Que eu saiba, essa bizarrice que deve ter alegrado e MUUUITO os eleitores do trump so passou por uma instancia e ainda faltam outras pra que realmente entrem em vigor!

Sobre isso vir aqui pro Brasil, uns colegas me falaram uma coisa que deve ser levado em conta antes de quererem implantar isso por aqui, que é prover a mesma qualidade que os EUA dão em internet e serviços de telecomunicações antes de tentar importar isso de lá! Fora isso vai ser só um passinho pra que muitos cancelem seus serviços, incluindo eu, e essas operadoras comecem a ter prejuizo!

• @tchelows said in Neutralidade da Rede ⚠:

Que eu saiba, essa bizarrice que deve ter alegrado e MUUUITO os eleitores do trump so passou por uma instancia e ainda faltam outras pra que realmente entrem em vigor!

Os eleitores do Trump eu não sei mais as operadoras com certeza (assim eles de certa forma iriam impor planos para tudo que existe hoje em dia e dar aquela velha mexida no bolso do consumidor.

Sobre isso vir aqui pro Brasil, uns colegas me falaram uma coisa que deve ser levado em conta antes de quererem implantar isso por aqui, que é prover a mesma qualidade que os EUA dão em internet e serviços de telecomunicações antes de tentar importar isso de lá! Fora isso vai ser só um passinho pra que muitos cancelem seus serviços, incluindo eu, e essas operadoras comecem a ter prejuizo!

Na real nem se tivesse a mesma qualidade que os EUA isso seria aceitado de bom grado, já pensou se tudo que tu acessa eles ficam sabendo... Adeus privacidade, fora os contratos que eles poderiam fazer com empresas para dar uma *mãozinha * e até prejudicar outras dependo dos interesses.

• Moderator

Para acabar com o clássico "sentimento de vagabundo" dos brasileiros aqui, a internet nos EUA é uma bosta igual à nossa, em muitos lugares até pior. É cara, ruim e vem com pacotes "combos" com mil serviços inúteis.

Nossa internet é igual ao dos EUA. Lugar com boa internet é só na Asia e na Europa.

Na questão de neutralidade da rede o Brasil já não segue. O "marco da internet" nunca entrou em efeito total, a Anatel fez uma leitura que basicamente anulou ele. O melhor exemplo é a NET, ela faz throttling do YouTube e da Netflix, eles bloqueiam outros DNS e a rede só atinge a velocidade contratada nos testes de rede.

• Moderator

Na Asia tem a Coréia (Seul) e Japão. Desconheço o serviço na Europa.

• @an_dz said in Neutralidade da Rede ⚠:

Para acabar com o clássico "sentimento de vagabundo" dos brasileiros aqui, a internet nos EUA é uma bosta igual à nossa, em muitos lugares até pior. É cara, ruim e vem com pacotes "combos" com mil serviços inúteis.

E agora com mais essa vai surgir muitos "combos" com serviços inúteis

Nossa internet é igual ao dos EUA. Lugar com boa internet é só na Asia e na Europa.

Concordo, se não me engano no Japão chega a uma velocidade exorbitante.

Na questão de neutralidade da rede o Brasil já não segue. O "marco da internet" nunca entrou em efeito total, a Anatel fez uma leitura que basicamente anulou ele. O melhor exemplo é a NET, ela faz throttling do YouTube e da Netflix, eles bloqueiam outros DNS e a rede só atinge a velocidade contratada nos testes de rede.

Sinto a mesma coisa aqui (sobre a velocidade de rede atingir a velocidade contratada) Só queria saber como dar uma rasteira nesses provedores (que mais exploram que beneficiam seus clientes).

Edit: Sinceramente acho que aqui no Brasil as operadoras iriam/irão (caso também seja aprovado) tirar mais proveito levando em conta que as leis daqui são meio frouxas.

• Em relação a Brasil, acredito que isso vai abrir precedentes para as operadoras cobrarem mais dos clientes, muito embora digam o contrario, nenhum provedor vai querer prejudicar o cartel, todos vão cobrar pelos tipos de serviço, ex.: pacote extra pra netflix, youtube, pacote para whatsapp e apps de chat, pacote de rede social, e por aí vai.
    Na Europa eles são muito mais regulados, não deixam acontecer tantas invasões de privacidade ou segregação de serviço, existe o problema da pirataria, e por isso muita gente tem usado VPN para blindar as suas conexões (quer para os ISP não fazerem throttling ou identificarem o tipo de trafego legalizado ou pirata), quanto as velocidades, em Portugal, a fibra teve uma explosão em 2008, com velocidades de 100 a 200 mbit/s.

Log in to reply

Looks like your connection to Vivaldi Forum was lost, please wait while we try to reconnect.