Opções de download



  • Olá pessoal, boa noite. Estou criando este tópico pois tenho uma dúvida em relação a forma como o Vivaldi age com downloads. Lembro que no Opera 12 havia três opções ao baixar um arquivo: abrir, salvar e salvar como.

    No Vivaldi estas opções também existem, mas o comportamento não parece ser o mesmo. Quando você clicava em "abrir" no Opera antigo, o navegador salvava o arquivo em uma pasta temporária e abria pra você. Eu adorava isso porque eu conseguia ter acesso rápido aos arquivos sem me preocupar se eles iam ficar salvos no HD, ocupando espaço ou simplesmente desorganizando a pasta de downloads.

    Entretanto, no Vivaldi, ao clicar em "abrir", o navegador salva o arquivo na pasta padrão de downloads e abre. O arquivo fica lá salvo, em vez de ir para uma pasta temporária uma vez que o objetivo era simplesmente abrir e não salvar.

    Pergunto a vocês: há alguma forma de fazer com que o funcionamento da opção "abrir" seja parecida com a do Opera 12? Não sei se isso é configurável. Ao longo do dia eu abro dezenas de arquivos desta forma e sinto falta daquela praticidade.

    Agradeço desde já.


  • Moderator

    Pelo Vivaldi não existe opção, ele ainda usa o mesmo mecanismo do Chromium.

    Também sinto falta dessa opção, os downloads eram salvos em uma pasta especial e eram excluídos quando o Opera era aberto novamente. É um pedido bem antigo, VB-3720, uma pena que é de baixa prioridade.



  • Realmente, era uma coisa bastante prática. Que pena que não há esta possibilidade atualmente.


  • Moderator

    A única maneira atualmente pra simular um comportamento semelhante seria com um script, mas você perderia a função Salvar e teria de usar "Salvar como" sempre que quisesse manter um arquivo salvo no computador.


  • Moderator

    @romulo-godoi said in Opções de download:

    No Vivaldi estas opções também existem, mas o comportamento não parece ser o mesmo. Quando você clicava em "abrir" no Opera antigo, o navegador salvava o arquivo em uma pasta temporária e abria pra você

    @an_dz said in Opções de download:

    A única maneira atualmente pra simular um comportamento semelhante seria com um script, mas você perderia a função Salvar e teria de usar "Salvar como" sempre que quisesse manter um arquivo salvo no computador.

    Pergunta: não vínculo algum com o MIME Type do arquivo?



  • Tambem penso assim sobre essa opção! Realmente quando quero apenas abrir um arquivo e nao salvá-lo na pasta padrão, o Vivaldi nao apaga esse arquivo e o deixa ali salvo pra termos que ir la e apagar por nós mesmos :/


  • Moderator

    @lamarca Não entendi a pergunta. Vincular o que com o MIME Type?


  • Moderator

    @an_dz Mal formulada e pergunta.
    Quando a escolha para download for Abrir, o arquivo é aberto só na tela, não é salvo na pasta temp downloads, poderia estar vinculado ao MIME type que a página envia para o Vivaldi. De fato, não há relação alguma.


  • Moderator

    @lamarca É, o type não importa, sempre salva lá.


  • Moderator

    @an_dz Certo.


Log in to reply
 

Looks like your connection to Vivaldi Forum was lost, please wait while we try to reconnect.