Sites de bancos não funcionando



  • Pessoal, já faz umas duas semanas que não consigo acessar os sites do Banco do Brasil e da Caixa Econômica. Por enquanto tô quebrando o galho com os aplicativos do Android, mas pra algumas operações no desktop ainda é melhor...

    O módulo de segurança desta última dá erro direto, não conseguindo baixar o módulo em si de acordo com a mensagem do instalador - ou seja, provavelmente é coisa interna da CEF -, mas o do BB instalou direitinho, passou por todas as etapas indicando sucesso, reiniciei, limpei os cookies e nada! Diz que o maldito módulo não tá instalado...

    Percebi que a opção de Plugins não está mais disponível nos menus do Viv. Além disso tem aquele lance de não aceitar mais Flash, Java, Silverlight e outros penduricalhos... Teria alguma coisa a ver com esses assuntos? Também li em algum lugar que o gerenciamento de plugins mudou numa atualização recente do Chromium... Há alguma configuração específica a ser feita pra que eles funcionem?

    Ah, também tentei no Chrome e no Firefox e também não abriram de jeito maneira... Alguma alma caridosa aí pode esclarecer algo? Valeu.


  • Moderator

    A página de gerenciamento de plugins foi removida do Chromium, mas a opção de permiti-los ainda existe, renomeada como "Permitir Flash" na seção "Navegação".

    Mas não sei se esses módulos de "segurança" tem um plugin PPAPI, e nesse caso, parece que nem NPAPI pois o Firefox também não reconhece.

    Acredito que terá que tentar no Internet Explorer já que é bem provável que ele instale um ActiveX.

    Não posso dar mais detalhes pois não tenho conta nesses bancos nem instalei qualquer aplicativo de banco.


  • Moderator

    @CptGuapo

    mas o do BB instalou direitinho, passou por todas as etapas indicando sucesso, reiniciei, limpei os cookies e nada! Diz que o maldito módulo não tá instalado...

    Agora que o Java foi praticamente banido, o pessoal da área da levando uma dura.
    Uma amiga teve o mesmo problema e resolveu através desse link



  • Valeu, @An_dz e @lamarca. Fui tentar instalar esse "Warsaw", que sei que é um componente desses módulos de alguns bancos, e poderia resolver.

    Baixei de onde o @lamarca indicou e ao instalar, indicou que já teria que desinstalar o que já estava em meu PC pra continuar e instalar o novo. Só que aí começou a merda :angry: : Informou que não conseguiu desinstalar totalmente o componente atual e teria que reiniciar a máquina... Ao reiniciar o Windows já entrou em modo de recuperação, indicando que a porcaria do componente corrompeu algo... :cold_sweat:

    Lembro que já havia lido sobre esse Warsaw, Diebold e outros componentes de segurança que os bancos brasileiros impõem que usemos e que em muitos casos eles, além de consumirem muitos recursos do computador, tinham um alto potencial de corrupção de arquivos.
    Teve um caso inclusive em que um usuário postou (e acho que ainda existe e vou usá-lo depois desta) no YouTube um modo pra desinstalar de vez essas pragas do PC e recomendava instalá-los apenas em algum SO em máquina virtual, pois mais cedo ou mais daria problemas quanto a arquivos corrompidos e erros de inicialização...

    Bom, como não tinha uma imagem de segurança do disco e nem um disco de boot pra consertar a cagada e nenhum dos métodos propostos pelo Windows terem funcionado (modo de segurança, modo sem drivers, restauração do sistema etc. e etc.), tive que fazer uma espécie de reinstalação limpa do sistema em que ele apagou todos os programas instalados, o que foi menos pior, apesar de ter que reinstalar quase uma centena deles (Tô fazendo isso até agora desde ontem, por isso não havia respondido antes aqui)... :weary:

    Ou seja, a partir de agora, módulos de segurança e outras porcarias de bancos só em máquina virtual mesmo ou via Android. Me pergunto por que esses félas não fazem como o Itaú que lançou um programa independente do navegador e roda de boas aqui, sem depender de plugins, erros por mal funcionamento e afins... :triumph:

    Iria até reinstalar o dito cujo logo que recuperei o SO, mas pensei dez vezes e vou procurar vias alternativas mesmo... E preciso fazer mais backups do sistema também... tenho que criar esse hábito salutar (como eu faço com o Vivaldi)...


  • Moderator

    @CptGuapo Sinceramente, lamento o ocorrido.
    Atualmente o melhor e mais seguro método de acesso a conta corrente é via Android.

    PS: conheço a área de tecnologia do daquele banco. Não há concorrentes no Brasil.


  • Moderator

    Nossa, isso foi bem extremo. Nem quando meu HDD fritou eu comecei do zero.

    Eu tenho conta no Itaú, e mesmo na época quando eles pediam para baixar uma dessas drogas eu só mudava a user-agent do Opera para parecer que eu estava em um iPad. Acredito que ainda funcione, mas no Santander e na caixa eu sei que não funciona.



  • @lamarca Normal, my friend, acontece. Infelizmente e felizmente.
    Infelizmente porque tô quase pegando uma L.E.R. de tanto reinstalar programas e felizmente porque notei que o desempenho dos programas no geral ficou beeeem melhor... E olha que nesse ponto eu sempre fui muito cuidadoso... Mãããããsss... tudo é aprendizado se você quiser, né?

    @An_dz Mas não é, cara? Cruel... Ainda bem que é reversível, apesar de trabalhoso... E o fato de eu manter certas cópias de versões de programa e suas configurações quebrou muuuuito o galho...

    E o Itaú merece todas as glórias nesse ponto. Depois que lançaram o aplicativo específico independente, nunca mais tive problemas. Pioneirão mesmo.

    De qualquer forma, vida que segue. Obrigado aí, galera. :thumbsup:


  • Moderator

    @CptGuapo Ouch! L.E.R. anteriormente chamada de Tenossinovite. Isso dói bastante.
    Esse Warsaw está cheio de bugs. Um artigo de 2015 já comentava sobre as falhas
    quase dois anos depois continuam.



  • @lamarca Tá vendo? Mais provas sobre o dito cujo e eu quis dar um voto de confiança me ferrando lesgal... :angry:

    Como diriam os bons exorcistas: Vade Retro, Satana! :cross:


  • Moderator

    @CptGuapo Só um motivo explica permanecia desse pessoal no emprego:
    Funcionários do BB e da CEF são concursados.



  • @CptGuapo

    Poxa! É ação e quebra-cabeça pra ninguém ponhá defeito. Está resolvido?

    Só para não deixar de entrar na conversa. Primeiro, gostei da volta de seu estilo inconfundível de postar.

    Aqui, não estou indo de Viva no BB, não sei se a poeira dos sangramentos já assentou. Sangramentos levantarem poeira é meio de fora de mão, mas foi o que pude encontrar (Rolando Lero). Até antes disso, ele funcionava sem problemas. Uma única vez, fui de Viva, pós sangramento, e tudo legal, mas já tem pra mais de mês.

    Lembro-me de que. lá para julho do ano passado, para fazer o BB funcionar aqui, primeiro tive que acessar via IE, depois Edge e só aí deu para o Viva. No momento, não tenho outros navegadores. Não uso móbiles.

    Como, atualmente, não tenho muita confiança no Edge para o negócio, só estou indo de IE e, apesar dos pesares, vem cumprindo.

    Pergunto: fico na quase certeza de que você contatou a assistência técnica telefônica do BB. Curioso de saber como isso atuou...

    Bem tempos atrás, uma instrução da Linha Defensiva recomendava não desinstalar nunca, por conta própria, os módulos de segurança dos Bancos, especialmente os do BB.

    Já com a Caixa, fico devendo, por nunca ter usado pela Internet.

    Mais pra entrar no papo...



  • @Quinca71 Fala, Quinca, beleza? :v:

    Pois é, tava tudo funcionando bem até a última mensagem de atualização dos módulos, há umas semanas. Antes funcionavam filezíssimos ambos os sites no Viv. Desta vez foi essa tragédia, esse cataclismo... :disappointed: Detalhe: também no Chrome e no Firefox não funcionaram de jeito nenhum... Mas não contatei o atendimento via telefone não, apesar de querer fazer isso só pra ver se eles vão a indicar a instalação desse Warsaw...

    E realmente, no fórum da Linha Defensiva (o melhor nacional) é que havia lido muito sobre esses casos. Inclusive acho que vou dar uma postada lá pra ver se a galera tem uma orientação mais específica quanto ao caso, se mudou algo, algo assim.



  • @CptGuapo

    Um adendo.

    Minha esposa acessa o BB via "Ai, Phone!".

    Quando acessa pelo computador, o BB insta por que ela passe para o BB Code. Este aviso vem para ela, quando acessa o BB pelo computador. Para mim, não vem, porque sou exclusivista do pc.

    Estou enviando a imagem que vem para ela. Se não vier para você, tente saber do que se trata, ou pela própria página do Banco, ou por seu gerente. Quem sabe está aí o final do seu pequeno calvário?

    Inté.! Dá um clique na imagem abaixo para o Viva abrir mais nítida para você.

    0_1494218152194_BB Code.PNG



  • @CptGuapo

    Peguei a página de atendimento BB para o BB Code

    Não sei não. Agora me lembrei de como foi em julho do ano passado. Não instalava de jeito nenhum nem no Vivaldi nem no Edge. Então, fui pelo IE (que, no caso de segurança para Bancos, mais ou menos infelizmente, é o navegador que atende esses requisitos, pois é o único habilitado para a minha suíte de segurança não-Microsoft).

    Aí foi na manteiga. Instalado nele, fui ao Edge. Mais manteiga. Daí fui para o Viva. A manteiga se propagou. Acaso, você seguiu esses passos quanto foi fazer a atualização das quinquilharias ou badulaques, xô eu ir lá em riba, ver o nome que você deu: penduricalhos?

    Não sei se nessas artura seria o caso de fazer uma tentativa. Mas, nesta ordem: IE, Edge, Viva.

    Observação: Tentei acessar agora pelo Viva. Fui até na porta de entrada, o quadrinho para preenchimento de agência, conta e senha foi-me apresentado com uma velocidade que até me arrancou suspiros por não ser ele o mais habilitado. Mas, daí não passei. A sangria! :astonished: (Editado e acrescido).



  • @Quinca71 Sim, essa tela do BB Code aparecia direto pra mim quando acessava pelo PC. Só que ele pedia pra autenticar usando o aplicativo do Android que leria esse QR Code e habilitaria o serviço. Acontece que há meses tento fazer isso e só apresenta erro que não conseguiu ler o código. Percebi que na página do aplicativo na Google Play há várias reclamações pelo mesmo motivo e nunca influenciou na navegação, apesar de chutar os testículos toda vez que eu acessava... :punch: :8ball: :angry: Ou seja, acho que não seria algo relacionado não...

    Ainda não "retentei" acessar a página pelo Viv, já que o trauma tá muito recente. :confounded: Porém posso fazer uma tentativa pelo Edge sim... vai que cola? :thinking: E nada impede que de repente consertem essa bagunça toda, né?

    Vou dar uma checada mais tarde. Gradicido. :bow:



  • @CptGuapo said in Sites de bancos não funcionando:

    Ou seja, acho que não seria algo relacionado não...

    O balão cheio perdeu o barbantinho que atava o bico, saiu pererecando por entre as pernas das cadeirsa, emitindo, no caminho, um assovio a um tempo zombeteiro e triste... e esvaziou totalmente.

    Como não uso móbiles, não li as instruções na tela que lhe passei acima, mesmo porque não iria entender muito. Agora, fui lá verificar e acho que você tem razão. Lá diz, inclusive, que "não é necessário liberar o computador para realizar transações financeiras". E que teria que se ir a um terminal de atendimento para concluir a habilitação..

    Você consegue entrar pelo IE? Porque me parece que sem ele (que tem o ativeX, como disse o An_DZ), nada feito.

    Depois dessa, enfio minha viola no saco... pelo menos provisoriamente... desculpe.



  • O da caixa só funciona no Chrome, Firefox e IE porque eu uso o kaspersky



  • Memórias de um sardento sem malícia: Quando topei a migração gratuita do 7 para o 10, lá para novembro de 2015, precedi a aceitação por muitas muitas leituras, postagens, muitos fóruns da Microsoft e alhures.

    No começo da propagação da mudança, lembro-me perfeitamente de que houve uma chuva, de alguma forma intensa, de usuários que não conseguiam habilitar o BB no Edge. Então, a resposta da MS Brasil foi que o sistema tinha outro navegador, o incrível IE. Deve ser assim até hoje.

    Todas as reclamações se desvaneceram.

    O IE está em Iniciar (janela do Windows) em Acessórios do Windows. Habilitação opcional.

    Os componentes do sistema de segurança que o BB joga nos clientes estão no Arquivos de Programas: Diebold (leia-se Warsaw) e Arq. de Programas(x86): 1-Gas-Tecnologia e 2-GB Plugin. O Diabo (ou seria o Diebold?) não é tão feio quanto pintam: não há qualquer problema que um leigo como eu detecte, observados meus bons dispositivos quanto a RAM, processadores e os demais aspectos que interferem no desempenho e velocidade.



  • @Quinca71 em relação ao que eram na época que usavam os plugins npapi, ficou bem mais fácil de remover o programa bancário, antes tinha que recorrer a tutoriais e eu geralmente dava boot live cd linux e apagava tudo desses, então em suma, ainda fica um negócio residente na memória e esses itens que você apontou, mas a remoção ficou bem mais tranquila, o próprio instalador tira a maioria das coisas, só apagar esses itens que vc apontou, além dos que ficam na pasta oculta do sistema X:/Programdata (Não confundir com a pasta onde fica os programas instalados, tal como você indicou no seu post).



  • Só esqueci de mencionar uma coisa curiosa, sempre que instalo e desinstalo essa versão recente do plugin/programa bancário, minha conexão cai e volta rapidamente, no log do instalador indica a instalação de algo "TLS", como não sou entendido, suponho que instalei algo que mexe na rede do pc.


Log in to reply
 

Looks like your connection to Vivaldi Forum was lost, please wait while we try to reconnect.