Assuntos que podem ser criados no Fórum em português, em linguagem portuguesa.

• Nos fóruns do Opera, os segmentos locais (compostos por subfóruns regionais, vale dizer, diversos países e linguagens próprias), também eram subdivididos em subcategorias. Era uma classificação bem feita, no meu entender, malgrado alguns aspectos menos favoráveis.

Editando e acrescentando: Curiosidade: O fórum do Opera em português, suas categorias e subcategorias (observação fui conferir o link. Ontem, quando o pus, ele estava em português e assim permaneceu nas minhas verificações. Hoje, vi que fechado e reaberto, ele volta em inglês. Mas é só cutucar a setinha do "engish" e em seguida em "Português" e podemos ver o quadro e suas subdivisões (nova edição em 21de abril).

Quando aqui cheguei, não entendi muito bem. E assim continuo, apesar de ter sanado muitas dúvidas, mas não todas.

A página principal do Fórum do Vivaldi disponibiliza diversas categorias e subcategorias. Locais > Português é uma delas. No início, eu pensei que, por exemplo, se eu quisesse abrir um assunto que se encaixasse na categoria "lounge", isso só poderia ser feito no fórum geral, em inglês.

Agora, me inclino em pensar que, não dispondo de subcategorias, esse segmento em português poderia abrigar temas incluíveis em quaisquer categorias e subcategorias, na linguagem portuguesa. Esses temas ficariam misturados no geral local (isto é neste segmento português), apenas separados pelos respectivos títulos.

Estou correto? Ou estou sonhando com rapadura?

• Moderator

Correto, mas se houver uma demanda de sub-categorias dentro da área em Português podemos pedir para serem criadas.

• Moderator

Minha sugestão: poderia ser criada uma sub-categoria Off Topic, onde qualquer assunto diferente das discussões dos aspectos técnicos do Vivaldi seria válido.

• @lamarca said in Assuntos que podem ser criados no Fórum em português, em linguagem portuguesa.:

Minha sugestão: poderia ser criada uma sub-categoria Off Topic, onde qualquer assunto diferente das discussões dos aspectos técnicos do Vivaldi seria válido.

No Fórum do Opera em português, "Lounge" (Off topic, melhor dizendo, assuntos variados livres) era uma das que faltavam e era a falta de que eu mais me ressentia.

Editando e acrescentando Agora me ocorre que criando subcategorias para cada sistema operacional deveria evitar a pergunta frequente entre os que respondem: "qual é o seu sistema operacional?"
    Outra coisa, dividindo em subcategorias, aí, qualquer tema que não encaixar nas subcategorias criadas, só no "geralzão".

• @lamarca said in Assuntos que podem ser criados no Fórum em português, em linguagem portuguesa.:

2ª resposta - Tenho a impressão de que a criação de categorias deve seguir o padrão do fórum principal. Não se poderia, em minha cogitação, criar categorias que não existam no principal. Não sei se isso é fato, e se for, se as nomenclaturas dessas categorias, mesmo se traduzidas, teriam que guardar estreita correlação com a designação em inglês. A verificar.

Por outro lado, fui aos fóruns locais e nos principais, Alemão, Francês, Italiano, Espanhol, não há categorias/subcategorias criadas.

• Pegou um "ponto" a ser debatido em geral acho que deveriam ser feitos sub-divisões dentro de sub-divisões (ex.: Local reservado aos que falam a língua portuguesa) feito isso por sua vez iria facilitar a procura de solução de erros nos seus determinados sistemas operacionais, plataformas etc, porém não só nelas mais em todos os Local Forum.

• @Nlope said in Assuntos que podem ser criados no Fórum em português, em linguagem portuguesa.:

iria facilitar a procura de solução de erros nos seus determinados sistemas operacionais, plataformas etc, porém não só nelas mais em todos os Local Forum.

Não sei se entendi tudo o que você postou. Ou melhor, sei sim, só entendi parte do que você postou, acima citado. :cold_sweat:

A busca nos fóruns pode ser configurada para atingir todo o fórum, assim como só uma pequena subdivisão dele. Os tempos abrangidos, os números de respostas e as datas, tudo pode ser configurado. Enfim, um bom sistema de pesquisas, a meu ver.

• Moderator

Acredito só ser necessário criar uma área de ajuda e tutoriais ou de off-topic.

• @An_dz De certa maneira também acho o mesmo, me enrolei no post acima :cold_sweat:

• Agora, volto a concordar com o Lamarca, uma categoria para o Vivaldi Browser e problemas técnicos relativos a ele, outra para não off topic (nesta dominação), mas, sim, com a denominação "Lounge" para acompanhar a "matriz" (o fórum geral).

Isso é totalmente abrangente e não complica a vida, como era no Opera que, por ter diversas categorias bem definidas, não me permitiu criar um tópico em português versando sobre o assunto fóruns, nem um outro, em que eu queria bla, bla, bla. Fui obrigado a publicar a primeira no meu torpe inglês e desistir da segunda.

Na exibição de categorias da página inicial do fórum geral, é assim definida a finalidade dessa categoria lounge: "Discuss a wide variety of topics with other like minded Vivaldi community members" e já que estamos no em português, vamos traduzir: "Discuta uma ampla variedade de tópicos com outros membros da Comunidade Vivaldi" (Aceito correções :smiling_imp: )

• @Nlope

Lembrei-me de que você queria um grupo que versasse sobre tecnologia. A categoria Lounge tem isso. Ainda seria de seu interesse?

• @Quinca71
    Embora tenha dado uma desanimada, sim ainda tenho interesse.

• Moderator

@An_dz said in Assuntos que podem ser criados no Fórum em português, em linguagem portuguesa.:

Acredito só ser necessário criar uma área de ajuda e tutoriais ou de off-topic.

Já existe uma sub-categoria Arquivos específica para manuais/tutorias.
    Com todo o conteúdo do "sub-fórum" informado em um único tópico: ìndice Manuais, Dicas e Tutoriais

• Quanto a criar subcategorias aqui neste segmento, peço licença para externar que, ao menos no momento, seria desnecessário. Há outros subfóruns locais, com mais tópicos e discussões, que não o fizeram. Ademais, o índice já é uma disponibilidade mais que suficiente e bem bolada para suprir a inexistência de subdivisões.

Como está, podemos colocar aqui qualquer assunto que se encaixe nas categorias e subcategorias existentes no geralzão. Se subdividirmos muito precisamente, como fez a Opera, podemos, eventualmente, perder essa disponibilidade, e nos virmos obrigados a postar um assunto que não se encaixe nelas no próprio geralzão. E em inglês.

• Moderator

Local Forum é criado para os usuários que não dominam o idioma inglês, possam discutir, tirar dúvidas sobre o Vivaldi em seu próprio idioma.

@Quinca71

Há outros subfóruns locais ....

O Idioma desses outros fórum não seriam em inglês?

Como não participei do fórum, cujo o link está no início deste tópico. A minha ideia é baseada no fórum original, como mostra a imagem:

0_1493077703684_forum_old1.png

Apenas uma sugestão.

• @lamarca

Eu abri este tópico por um motivo principal, quase único: ter certeza de que poderia pôr aqui, redigidos em português, quaiquer assuntos, técnicos ou não, relativos, ou não, ao navegador. Isto, agora, ficou confirmado que sim.

Esta dúvida talvez não fosse para acontecer. Talvez eu tenha ficado atrapalhado com os episódios nos fóruns do Opera, em que fui obrigado a me deslocar para postagem em inglês, em tema catalogado nos acolhidos pelo Fórum, para o qual o segmento local não tinha subcategoria dedicada.

@lamarca said in Assuntos que podem ser criados no Fórum em português, em linguagem portuguesa.:

Local Forum é criado para os usuários que não dominam o idioma inglês, possam discutir, tirar dúvidas sobre o Vivaldi em seu próprio idioma

Sim, este é um aspecto dos fóruns locais. Parece-me, entretanto, divisar outro:

Também para os usuários que, embora possuam variados graus de domínio do inglês, preferem se expressar em sua própria língua, tanto para escrever, quanto para ler.

No entanto, se tiverem um grau mais intenso, mais aprofundado, de uso do navegador, com mais envolvimento técnico e sentimental, não podem se restringir ao âmbito de seu idioma e são praticamente compelidos compulsoriamente a mergulhar nas salobras águas do uso do inglês.

@lamarca said in Assuntos que podem ser criados no Fórum em português, em linguagem portuguesa.:

O Idioma desses outros fórum não seriam em inglês?

Não, querido, são nas respectivas línguas dos países que compõem essa categoria local, inclusive o título de cada um deles é dado nessas respectivas línguas, em alguns casos os próprios títulos em caracteres diferentes do ocidental (russo, búlgaro, tcheco...) em ideogramas (japonês, chinês e os árabes).

Como não participei do fórum, cujo o link está no início deste tópico. A minha ideia é baseada no fórum original, como mostra a imagem:

Não sei se estou entendendo bem este ponto, perdoe-me. Se você está-se referindo ao link que apus, logo no início, a página que ele abre se refere ao Opera Blink. Quanto ao Opera Presto (que me parece ser o da imagem que você postou), não tenho como me pronunciar, pois, até onde chego, não há meio de exibir seus links em um navegador que não seja o próprio Opera Presto. Eu não tenho mais qualquer Opera, Presto ou Blink, no meu computador, atualmente. Estou equivocado?

Depois, não tenho condições de fazer quaisquer pronunciamentos sobre o Presto, pois, infelizmente, me vi compelido a abandoná-lo totalmente, há bem mais tempo do que o Blink.

• No entanto, se tiverem um grau mais intenso, mais aprofundado, de uso do navegador, com mais envolvimento técnico e sentimental, não podem se restringir ao âmbito de seu idioma e são praticamente compelidos compulsoriamente a mergulhar nas salobras águas do uso do inglês.

Justo no que estou tendo dificuldades, são enormes, o inglês chamado "básico" eu até sei, entretanto do intermediário ao avançado não consigo assimilar tal coisa. Acho que pra quem quer seguir nesse ramo é crucial saber um pouco de inglês (a maioria das documentações está disponível no idioma citado acima) estou a ponto de desistir mais não o farei.

• @Nlope

Eu tenho conhecimento básico de inglês, muito antigo e, mesmo assim, dou minhas cacetadas lá. Não sem trombadas e críticas alheias, mas os cães ladram e a caravana passa.

Eu sempre levei um certo jeito para línguas. Nunca amplamente posto em prática.

Para resumir, digo o seguinte: tenho um nível acima da média em português. Meus textos são bons, nesta minha língua. Quando quero postar em inglês, ou quando preciso de fazê-lo, eu escrevo tudo com o máximo capricho e correção que eu puder. Não omito os sujeitos dos verbos, pois o inglês não sabe reconhecer bem que pessoa do verbo deve ser posta, se você a omite. Escrevo sempre na ordem direta: sujeito > verbo, predicado > complementos, pois o inglês é quadradão, não usa desinências variadas para os modos, tempos e pessoas dos verbos, portanto não sabe dizer em que pessoa o verbo está, se não tiver o sujeito claro. Por isso, também, o inglês é refratário à ordem indireta, coisa em que as línguas neolatinas são ampla e benditamente permissivas.

Vá no google translator e mete tudo lá, com português selecionado no quadro esquerdo e inglês no quadro à direita. O Google Translator deu um impulso de melhora muito significativo e está dando versões de português para inglês, de qualidade crescente. Se tiver uma conta no gmail, tanto melhor.

Vá fazendo assim, para experimentar, inicialmente, só para medir a pulsação. Depois vá no fórum em inglês, pegue uma categoria mais permissiva (como, p. ex., "Lounge" > chit-chat, ache um tema leve e que atraia seu gosto e ponha uma resposta).

Isto, é apenas um estopim. Vá aumentando sua atuação, inclusive em fóruns de informática variados. É possível que você pegue um embalo e quando der por si, já fez um progresso inesperado. E o que no início lhe dava desânimo e cansaço, começa a se tornar divertimento. Ou seja, você estará progredindo em cultura e capacidade com um início de prazer e gratificação que poderá ir aumentando e dando frutos pelo menos com um desgosto e esforço muito reduzidos.

O progresso assim, poderá animá-lo a um bom curso de inglês e de informática. Mas, nunca se descure de sua própria língua, porque se você não conhece o manejo de sua língua natal em um nível de médio para alto, nunca conseguirá ser bom em outra língua, a menos que passe a viver e se comunicar diretamente em outro país.

Isto pode ser o início de seu soerguimento, pois, permita-me dizer, estou sentindo que há mais empecilhos e contratempos em sua vida do que somente desilusão com estudos e profissão. Pegando um rumo animador em estudos e profissão, quem sabe os outros aspectos vão-se apagando, diluindo e se revertendo em sucesso?

É o que lhe desejo e que minha boca lhe esteja falando o verbo dos Anjos de Deus.
    Editando e dizendo de outra maneira: que meus dedos estejam teclando no teclado dos Anjos de Deus. :green_heart:

• Moderator

Minha opinião é de que todos deveriam saber inglês suficiente para ao menos ter uma leve conversação. O que não significa que eu goste de inglês, pelo contrário, acho uma língua horrível. Mas é a língua internacional de facto.

A troca de ideias vindas de diversas culturas é o que realmente muda o mundo. Mas para haver esta troca é necessário um só idioma, e o inglês acaba sendo o que a maioria fala.

@Quinca71 said in Assuntos que podem ser criados no Fórum em português, em linguagem portuguesa.:

O progresso assim, poderá animá-lo a um bom curso de inglês e de informática.

Deixo aqui o link para o Duolingo. Um ótimo recurso para aprender idiomas realmente de graça, sem nenhum recurso pro ou obtenção de dados para propaganda.

Mas, nunca se descure de sua própria língua, porque se você não conhece o manejo de sua língua natal em um nível de médio para alto, nunca conseguirá ser bom em outra língua, a menos que passe a viver e se comunicar diretamente em outro país.

Faço de suas palavras as minhas.

O Google Translator deu um impulso de melhora muito significativo e está dando versões de português para inglês, de qualidade crescente. Se tiver uma conta no gmail, tanto melhor.

Na questão de tradução Português<->Inglês o tradutor da Microsoft se sai melhor na maioria das vezes, principalmente com gírias e expressões populares.

Looks like your connection to Vivaldi Forum was lost, please wait while we try to reconnect.