Linux ou Windows?

• Tenho pensado seriamente em voltar para o Linux, porém não sei se devo tomar essa decisão.. Qual seria a melhor distro? Qual tem mais vantagens Windows ou Linux? Enfim se puderem responder minhas perguntas e até mesmo deixar artigos etc.. Seria uma boa trocar de SO agora?

• Moderator

@Nlope

Tenho pensado seriamente em voltar para o Linux, porém não sei se devo tomar essa decisão.

Com o Live CD, o Linux permite que você faça um trial sem a necessidade de instalar no HD.

Qual seria a melhor distro?

Bom, é preciso usar várias distros, e fazer a comparação.

Qual tem mais vantagens Windows ou Linux?

Depende das suas necessidades.

Sobre artigos, há vários espalhados por aí:

Guia Foca Linux
    Manuais online - escritos pelo Carlos Morimoto.

E para finalizar, lembro que existe o Dual Boot.

• @Nlope said in Linux ou Windows?:

Qual seria a melhor distro?

São mais que muitas. O DistroWatch.com conta com 283!...

Mas provavelmente, para iniciante, umas das mais comuns servirá os seus interesses, é ver a página Top Ten Distributions (em DistroWatch.com).

Eu não posso comparar, mas posso dizer que uso openSuse há vários anos, sem problemas.

• Moderator

Cada sistema tem as suas coisas boas e mas, mas desde o meu ponto de vista se não utilizar muito software que só funcione no Windows, pode mudar perfeitamente pro Linux.
    Esse aspecto da melhor distro do Linux é um bocado ambíguo porque tudo depende do computador que utilize e também do software que pense utilizar.
    Eu actualmente estou a utilizar o Ubuntu, mas como disse o @lamarca pode fazer um trial de umas quantas e ficar com a que você mais goste :)

Boa sorte,

Rafael.

• @Rafaeljuan said in Linux ou Windows?:

Cada sistema tem as suas coisas boas e mas, mas desde o meu ponto de vista se não utilizar muito software que só funcione no Windows, pode mudar perfeitamente pro Linux.
    Concordo plenamente com você, já me aventurei um pouco pelo mundo Linux e posso dizer com a certeza não me canso de ler artigos sobre o mesmo.. Me encantou muito...
    Esse aspecto da melhor distro do Linux é um bocado ambíguo porque tudo depende do computador que utilize e também do software que pense utilizar.

Justamente por isso que venho nos fóruns pedir ajuda de usuários mais "experientes" que eu nesse ramo do Linux

Eu actualmente estou a utilizar o Ubuntu, mas como disse o @lamarca pode fazer um trial de umas quantas e ficar com a que você mais goste :)

Utilizei o Ubuntu e com certeza é a que mais gosto depois do debian (mesmo que ainda não tenha testado o mesmo), o Ubuntu me encantou por assim dizer.. Ainda penso em voltar a usá-lo mais para frente.

Log in to reply

Looks like your connection to Vivaldi Forum was lost, please wait while we try to reconnect.