Navegador Ɵpera

• Hoje iniciei um período de "testes" com o Navegador Opera, as primeiras impressões são as melhores possíveis.. Não entendo esse recorrente problema do Vivaldi em relação a desempenho, então decidi dar um tempo do Navegador e utilizar o Opera como padrão. Qual a opinião da comunidade em relação ao novo Opera? :huh:

• Moderator

Tópico movido.

• Fui apaixonado pelo Opera durante cerca de sete anos, nas suas versões até as 12x. Consegui ir suportando as posteriores e ir recuperando em grande parte minha paixão, na nova conjuntura, a partir das versões 25x até a 36x (se não me engano), quando cheguei a pensar que jamais mudaria de navegador preferido.
    Foi quando surgiu a bomba final, a venda do navegador e da companhia para um consórcio chinês. Pá de cal. Se não tivesse encontrado o Vivaldi, teria, pelo menos, atravessado um período de luto. Agora, é uma página virada e deverei estar livre do luto e muito mais satisfeito do que antes, aqui, no Vivaldi. V-i-v-a!!!!

• @Nlope

Você está me "cheirando" a um craque na redação. Parabéns.
    Mas, quais problemas recorrentes de desempenho você experimenta no Viva? Comigo, são raríssimas ocorrências dessa espécie. Bem, talvez características de seu uso do navegador, outras funções (como games, p.ex.) que eu não uso.

• Alguns subsídios que não me foram pedidos, e, provavelmente dispensáveis para o iniciador deste tópico, dado seu provável (e até precoce) aprofundamento já atingido na informática.
    Mas, uma postagem não se restringe ao inciador dela, mas, diz respeito também a outros que a percorrem através de intervenções e leituras.
    É sobre a atual situação da Opera sft e do Opera Navegador, no que respeita a proprietários:

Tópico inicial do assunto no Fórum do Opera. Seguem-se outras três postagens subsequentes

• @Quinca71:

@Nlope

Você está me "cheirando" a um craque na redação. Parabéns.
    Mas, quais problemas recorrentes de desempenho você experimenta no Viva? Comigo, são raríssimas ocorrências dessa espécie. Bem, talvez características de seu uso do navegador, outras funções (como games, p.ex.) que eu não uso.

@Quinca71
    Concordo plenamente no que você falou, o foco aqui é quase em cima do Opera browser porém, tenho feito a comparação entre ambos os browsers (na minha opinião o Vivaldi vence) e apontando o dedo em cima do possível se não "principal" problema que o Vivaldi enfrenta hoje.

• Bem, eu troquei o Opera pelo Vivaldi principalmente porque me sentiria inseguro num navegador cujo proprietário é, agora, um consórcio de outra nação, a China. O que andei lendo exaustivamente sobre o assunto, antes de tomar a dura decisão de desinstalar o então amado Opera, faz-me acreditar que a China contempla a privacidade e os direitos do usuário de maneira totalmente diferente dos critérios a que, sob a regência da Noruega, o Opera era obrigado a cumprir. Se o Opera, atualmente, desse de 10x0 no Vivaldi, em tudo e para tudo, eu não o reinstalaria de modo algum no meu computador. Mas, isso é o meu modo de ver e de agir. Outros terão outras.visões e procedimentos.

Em outro tópico que está rolando neste Fórum Português, o excelente usuário An_dz (a quem peço licença para citar a seguir) dá o que considero uma excelente apreciação:
    "A venda para a China foi apenas uma oportunidade para aumentar ainda mais os lucros. Agora o que a Opera mais anuncia são as funções que fazem todo o seu tráfego de internet passar pelos servidores deles (Opera VPN, Opera Max). Todos os seus dados pessoais passando pelas mãos de uma empresa chinesa metida em vários escândalos de anti-trust." (grifo meu).

• @Quinca71

Muitas pessoas podem acreditar que não há nada demais nisso ( à venda ao grupo chinês) e realmente é uma escolha pessoal, outros acreditam que outras empresas tambem fazem o mesmo (usam as informações obtidas através da navegação na Internet para fins comerciais).

Eu era muito feliz com o Firefox até o consumo de memória se tornou um problema insuportável. Acreditava ter encontrado uma alternativa no Ópera, que infelizmente foi "levado para o lado negro da força ;-)"

Agora estou me aventurando com o Vivaldi, que embora, ainda tenha muito chão pela frente, já se tornou meu navegador princiepal.

• @raigorodski

Há gente de muito peso com meu ponto-de-vista rsrsrs - Esta é uma das integrantes do consórcio chinês.

Uma das razões é que a política de privacidade DECLARADA já ultrapassa tudo que os padrões ocidentais adotam. Imagine o não declarado!!! rsrsrs.

Dados colhidos no tópico do Fórum do Opera, "Opera e o Negócio da China", desencadeado então por este humilde escriba. Por essas e por outras disse que estive envolvido em exaustivas pesquisas.

• Há acréscimos de postagens, dizendo respeito à evolução na situação interna do navegador Opera, sendo o aspecto principal, a meu ver, a debandada no alto staff. Estarão os ratos abandonando o navio? Tendências a se desvincular da legislação norueguesa e passar de mala e cuia para a chinesa?

Há alguns comentários meio esdrúxulos sobre o Vivaldi, da parte de um postante, que sei ser um ferrenho adepto do Opera. Porque continua não sei, todos os motivos por que tinha essa ferrenha adesão, ao que posso ver se esvaneceram totalmente.

• @Quinca71

Esses acréscimos a que me refiro são feitos no mesmo link que dei na postagem antecedente acima.

• Confeço que não sou um fã do Opera, entretanto esse poderia ser mais um motivo para abandonar o Opera Browser..?

• Por sinal com o Vivaldi me dou muito bem, coisa que só acontecia com o Firefox... Porém com a chegada do Vivaldi e tomando conhecimento devido de sua existência resolvi testá-lo e hoje é meu Browser padrão.

• @Nlope said in Navegador Opera:

Confeço que não sou um fã do Opera, entretanto esse poderia ser mais um motivo para abandonar o Opera Browser..?

No meu caso, não poderia ser mais um motivo, unicamente porque desde maio do ano passado já o desinstalei. Fiei-me mais no meu sentido interno, por muitos chamado de desconfiômetro, do que nas considerações às vezes admiravelmente refinadas, como me parecem, por exemplo, as do usuário Blackbird71 na postagem do Fórum Opera e, agora, acrescidas do admirável posicionamento do monge sonolento, também naquela postagem.
    Recentemente, retirei minha inscrição da Opera que conservei por mais tempo, para continuar acompanhando e eventualmente intervindo em postagens. Inclusive para deixar menos traços possíveis para os novos proprietários.

• @Nlope said in Navegador Opera:

Por sinal com o Vivaldi me dou muito bem, coisa que só acontecia com o Firefox... Porém com a chegada do Vivaldi e tomando conhecimento devido de sua existência resolvi testá-lo e hoje é meu Browser padrão.

Por comungar com seu posicionamento e por vir acompanhando mais atentamente suas intervenções com certa admiração positiva, fico feliz por isso.

• À MODERAÇÃO -

Peço perdão pelo link indicado na minha postagem https://forum.vivaldi.net/post/85535 e pelo texto que apus, logo abaixo . Estava trabalhando ao mesmo tempo com a postagem do Opera, em inglês, e com esta, em português. Aí, me distraí e pus todo o conteúdo daquela postagem em inglês. Choses de l'âge :older_woman:

• @Quinca71 Pra você ter uma noção no mesmo dia que estava "testando" o Opera e vi o que você postou aqui no fórum o desinstalei imediatamente... Não me sinto seguro utilizando nada que tenha por ventura vamos dizer uma "mãozinha" da china ou qualquer país do continente asiático..

Log in to reply

Looks like your connection to Vivaldi Forum was lost, please wait while we try to reconnect.